Saiba quais são os objectos a utilizar:

27-08-2011 00:00

Com o passar do tempo, vai sentir a diferença que objectos de boa qualidade fazem uma maquiagem perfeita.
Procure deixar tudo organizado, longe da humidade, da claridade excessiva e do calor. De preferência, deve ter as suas próprias coisas. Assim, controla o tempo de uso, testa a eficiência e chega ao resultado que deseja.

 

Esponjas - de espuma são as mais apropriadas para a Maquiagem. Reserva-se uma para base e outra exclusivamente para o pó.

 

Cotonetes - para retoques pontuais na Maquiagem. Retira o excesso de rímel, aquele batom que foi além do contorno, ou o excesso de pó nos sulcos do nariz. Usa-se para quase tudo. Só é contra-indicado para limpar os ouvidos.

 

Algodões - preferir os feitos especialmente para Maquiagem. Assim, não inundam a pele de fiapos.

 

Lenços de papel - têm de ser suaves e absorventes para retirar os excessos de produtos na pele, de oleosidade, impurezas ou suor.

 

Apontador - é do tipo dois em um: serve para lápis de boca e de olhos. È pena que muitas marcas saem do padrão e exigem apontador próprio para os seus produtos.

 

Curvex – (aparelho para enrolar as pestanas e levantar o olhar). Segurar firme, no máximo uns 15 segundos. Manter sempre limpo e verificar se a borracha está no lugar certo, para não se correr o risco de guilhotinar os olhos. Os de plástico são descartáveis e os cromados duram mais.

 

Pinça - um acessório que vale a pena passar por um teste, antes de parar distraidamente na sobrancelha e destruir o traçado.

 

Pincel para pó - de cerdas naturais arredondadas (ou de seda), dá a “limpeza” geral antes da Maquiagem. Quanto mais macio, melhor.

 

Pincel para o blush - um pouco menos espesso que o pincel para o pó. O mais indicado é o de formato arredondado, espesso e macio. Vigiar a manutenção, para não criar tonalidades “mutantes” a cada Maquiagem.

 

Pincel de sombra - o de cerdas arredondadas é ideal para disfarçar. O chanfrado, além de definir melhor o traço de sombras escuras, pode ser usado para make-up da sobrancelha.

 

Aplicador de espuma - a espuma na ponta retém mais a sombra, faz uma cobertura eficaz e evita mais a possibilidade dos grânulos caírem em regiões indesejadas dos olhos. Existem versões quase descartáveis. Assim, logo que a esponja der sinais de envelhecimento, dispensar.

 

Pincel de boca - um redondo, para aplicar o batom e um de cerdas rectas para dar contorno definido. Com a prática, um pincel será suficiente para os dois efeitos.

 

Vassourinha- faz o mesmo efeito que o ancinho do jardim: tira as folhas sem estragar a relva. Nesse caso, quem escapa são os pêlos, poeiras coloridas, grânulos brilhantes, etc.

 

Escovinha de sobrancelha - doma os fios e ajuda a verificar o seu formato natural.

 

Aplicador de rímel - normalmente, vem com o produto. Mais fininho, alonga. Mais espesso, dá volume.

 

Esfuminho - já deve ter usado nas aulas de desenho, na escola, para sombrear e produzir o efeito de sombra. Pode vir junto com o lápis ou só.